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OKR como uma estrutura de definição de metas para sua empresa

OKR é um framework moderno e dinâmico que ajuda as organizações a definirem, comunicarem e medirem seus objetivos. Sua principal função do é conectar os objetivos pessoais de um funcionário com a equipe e à empresa de forma hierárquica.

Resumindo, como funciona o OKR? Sua equipe trabalhará em conjunto em uma direção bem definida, moldada por fatores mensuráveis (resultados chave). Como gerente, você pode pensar que isso é apenas mais trabalho para sua agenda lotada; no entanto, rastrear essa abordagem de definição de metas é muito fácil e útil. Existem inúmeras ferramentas de software que ajudam a implementar e rastrear os OKRs de sua empresa. É só procurar no Google.

A abordagem OKR

Visibilidade é uma palavra-chave no conceito de OKR – os funcionários sabem e entendem o que se espera deles no trabalho. É por isso que na maioria das empresas conhecidas, como a Google, os OKRs são visíveis para todos, da liderança aos membros da equipe. É permitido que todos vejam e entendam o que cada um está fazendo como parte das metas e objetivos da empresa.

Idealmente, um OKR é composto de 3 a 5 objetivos de alto perfil e, de acordo com esses objetivos, existem de 3 a 5 resultados mensuráveis ​​principais.

A definição de OKRs pode ser feita trimestralmente, o que pode ser um começo para ver o progresso. Mas também pode ser feito mensalmente ou anualmente, realmente depende das necessidades e objetivos da sua empresa.

Benefícios OKR

O conceito de OKR não é novo. Foi reconhecido no fim dos anos 1960, quando Andy Grove, o ex-presidente da Intel, apresentou a ideia. OKRs agora são usados ​​por milhares de organizações em todo o mundo, incluindo as maiores empresas da Fortune 500, como Zynga, Sears, Twitter, Oracle e muito mais.

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Como líder em sua empresa, essa mudança de mentalidade é uma vitória total. Os especialistas em liderança acreditam que o OKR é uma das principais práticas de gerenciamento de equipe que toda empresa deve implementar. Por quê? Porque é fácil e simples – você não precisa de muitos recursos para implementar e manter um controle dos OKRs.

O que os líderes e executivos gostam em OKRs é o fato de terem uma estrutura simples e direta. Existem apenas três partes: objetivos, resultados chave e iniciativas.

Objetivos

A primeira parte de um OKR é o objetivo. O processo começa identificando de 3 a 5 objetivos principais. Eles se tornam mais específicos à medida que se espalham pelas equipes e membros individuais.

Então, esta é a parte onde você pode dar um grande exemplo para fazer com que os objetivos da sua organização fluam do seu departamento para os OKRs das suas equipes.

Esses objetivos podem ser mais direcionados às funções e responsabilidades dos membros da equipe, mas estão e devem estar sempre alinhados com os objetivos gerais da empresa.

Resultados Chave

Devemos atribuir 3-4 resultados mensuráveis ​​para cada objetivo que identificarmos. Isso ajuda você, como líder, a avaliar o desempenho de seus funcionários para descobrir se eles estão no caminho certo para atingir seus objetivos.

Os resultados do OKR podem ter várias formas, como receita da empresa, envolvimento dos funcionários, crescimento e desempenho. Ter um valor numérico para cada resultado facilita descobrir o que ainda precisa ser feito em termos de seus objetivos.

Como usar OKRs

Crie os objetivos e os resultados chave

Conforme mencionado acima, o primeiro passo na implementação da abordagem OKR é definir um conjunto específico de objetivos e os principais chave. Uma vez definidos, eles são comunicados a todas as partes interessadas.

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Se necessário, os objetivos podem ser reformulados para se obter um entendimento comum entre os funcionários. O importante é que todos entendam quais são os objetivos e o que devem fazer.

Torne mensurável

Os resultados chave devem ser avaliados para que cada membro da equipe possa verificar seu progresso. É possível medir isso usando um sistema de pontuação; a pontuação ideal está entre 70% e 75%. A pontuação de 100% pode parecer muito “suspeita”. Na verdade, isso pode significar que uma pessoa definiu metas que são muito fáceis de alcançar.

Revise os OKRs regularmente

OKRs não são fixos, eles mudam dependendo das circunstâncias. Por exemplo, se os objetivos da empresa mudarem, você também deve ajustar os OKRs.

Vantagens de usar a abordagem OKR para sua empresa

Os OKRs podem desempenhar um papel importante em sua empresa, independentemente do setor em que você esteja.

Uma grande vantagem é que permite que todos os funcionários estejam cientes da visão, missão e objetivos da sua organização e, o mais importante, alinhem seus objetivos a eles.

Quando os OKRs são usados ​​regularmente, eles beneficiam muito o crescimento da sua empresa. Com os OKRs, não apenas seus funcionários entendem os objetivos da empresa, mas também têm uma ideia clara do que se espera deles.

Mesmo que existam vários departamentos e funcionários diferentes desempenhando funções específicas, com OKRs, eles são capazes de alinhar seus objetivos pessoais de forma a beneficiar o resto da sua empresa.
A frequência com que você analisa o OKR depende totalmente de você. As empresas revisam principalmente os OKRs mensalmente, trimestralmente ou anualmente. Os membros da equipe podem até revisar seus OKRs semanalmente.

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A abordagem OKR é amplamente utilizada por várias empresas líderes em todo o mundo devido aos seus benefícios comprovados. Gerentes e líderes como você adoram essa abordagem porque ela tem um impacto direto nas metas de todos os funcionários. Os OKRs se concentram em objetivos, produtividade e resultados importantes.

Os OKRs estão entre as melhores ferramentas de gerenciamento que podem ser utilizadas por sua equipe. Seja qual for o seu objetivo final – seja para impulsionar o desempenho, orientar seu pessoal na direção certa, implementar um novo processo ou mudança, OKRs certamente beneficiarão sua empresa.

Não é de se admirar por que é amplamente praticado por muitas empresas, do Google ao Twitter, LinkedIn e muito mais.

OKRs são fáceis de implementar. Eles também devem ser flexíveis para acomodar mudanças ao longo do tempo. Uma vez devidamente implementado, pode ser um dos impulsionadores mais poderosos para o crescimento e sucesso contínuos da sua empresa.

Author

Ingo Porto

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