Objectives and Key Results ou, simplesmente, OKR é uma estratégia de gerenciamento popular ao redor do mundo (principalmente no Vale do Silício) para o estabelecimento, gerenciamento e desenvolvimento de metas nas organizações. O objetivo dos OKRs é conectar as metas da empresa, da equipe e pessoais a resultados mensuráveis, enquanto todos os membros e líderes da equipe trabalham juntos em uma direção unificada.
Os OKRs compreendem um objetivo claramente definido e um ou mais resultados chave, que são medidas específicas usadas para rastrear a consecução desse objetivo. Esse resultados chave podem ser medidos em uma escala de 0 a 100% ou em qualquer unidade numérica (por exemplo: valor em dólar, %, quantidade de itens, etc.). Os objetivos também devem ser apoiados por iniciativas, que são os planos e atividades que ajudam a alcançar o objetivo e avançar os principais resultados.
Originalmente criado em 1968 pelo presidente da Intel, Andy Grove, o OKR se espalhou por muitas empresas, especialmente quando foi introduzido no Google por John Doerr, um de seus primeiros investidores. Agora, os OKRs são usados por dezenas de milhares de empresas, de PME à Fortune 500. Google, LinkedIn, Intel, Zynga, Sears, Oracle, Twitter, Dropbox, Spotify, AirBnB e Uber são apenas alguns exemplos de empresas conhecidas mundialmente que utilizam OKR.
Os OKRs consistem em uma lista de 3 a 5 objetivos de alto nível. Sob cada objetivo, deve haver 3 a 5 resultados principais mensuráveis. Os OKRs devem ser compartilhados em toda a organização com a intenção de fornecer às equipes visibilidade dos objetivos para e alinhar e concentrar os esforços necessários para alcançá-los .
Os OKRs geralmente fazem parte do processo de planejamento trimestral, porém, embora essa seja a prática comum, algumas empresas também definem OKRs anuais ou mensais.
Os OKRs apoiam uma meta ou visão e também devem ser mensuráveis, flexíveis, transparentes e motivacionais. Eles são geralmente estabelecidos pela liderança em conjunto com o time e nunca estão vinculados a análises de remuneração ou desempenho. Por fim, os OKRs ajudam as empresas a estabelecer metas, geralmente ambiciosas, e depois se concentrar em alcançar os resultados ao longo de um trimestre de negócios.
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