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Conheça OKR: Objectives and Key Results

Objectives and Key Results ou, simplesmente, OKR é uma estratégia de gerenciamento popular ao redor do mundo (principalmente no Vale do Silício) para o estabelecimento, gerenciamento e desenvolvimento de metas nas organizações. O objetivo dos OKRs é conectar as metas da empresa, da equipe e pessoais a resultados mensuráveis, enquanto todos os membros e líderes da equipe trabalham juntos em uma direção unificada. 

Os OKRs compreendem um objetivo claramente definido e um ou mais resultados chave, que são medidas específicas usadas para rastrear a consecução desse objetivo. Esse resultados chave podem ser medidos em uma escala de 0 a 100% ou em qualquer unidade numérica (por exemplo: valor em dólar, %, quantidade de itens, etc.). Os objetivos também devem ser apoiados por iniciativas, que são os planos e atividades que ajudam a alcançar o objetivo e avançar os principais resultados. 

Originalmente criado em 1968 pelo presidente da Intel, Andy Grove, o OKR se espalhou por muitas empresas, especialmente quando foi introduzido no Google por John Doerr, um de seus primeiros investidores. Agora, os OKRs são usados ​​por dezenas de milhares de empresas, de PME à Fortune 500. Google, LinkedIn, Intel, Zynga, Sears, Oracle, Twitter, Dropbox, Spotify, AirBnB e Uber são apenas alguns exemplos de empresas conhecidas mundialmente que utilizam OKR.

Os OKRs consistem em uma lista de 3 a 5 objetivos de alto nível. Sob cada objetivo, deve haver 3 a 5 resultados principais mensuráveis.  Os OKRs devem ser compartilhados em toda a organização com a intenção de fornecer às equipes visibilidade dos objetivos para e alinhar e concentrar os esforços necessários para alcançá-los . 

Os OKRs geralmente fazem parte do processo de planejamento trimestral, porém, embora essa seja a prática comum, algumas empresas também definem OKRs anuais ou mensais.

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Os OKRs apoiam uma meta ou visão e também devem ser mensuráveis, flexíveis, transparentes e motivacionais. Eles são geralmente estabelecidos pela liderança em conjunto com o time e nunca estão vinculados a análises de remuneração ou desempenho. Por fim, os OKRs ajudam as empresas a estabelecer metas, geralmente ambiciosas, e depois se concentrar em alcançar os resultados ao longo de um trimestre de negócios.

Author

Ingo Porto

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